terça-feira, 24 de junho de 2008

Campo de Visão

No metro, ao pé da entrada para o Colombo; Perto do Bingo e de uma mini tabacaria, sabem? Foi aí que fiquei. Sentei-me nas escadas que davam para a rua. Apoiei a cara nas mãos e os cotovelos nos joelhos. Não havia nada para fazer, por isso limitei-me a olhar para tudo o que me aparecia à frente. Comecei por reparar que estava num sítio bastante feio. O chão era sujo e estava cheio de talões das máquinas de tirar o bilhete de metro, os azuleijos azuis não me agradavam nada a vista e tudo tinha um ar muito poluído. Uma senhora de pele preta escura varria o lixo dos cantos, da vassoura amarela para a pá vermelha. Quando chegou às escadas, varreu-me os pés, olhou para mim e não disse nada. Ela não disse "desculpa", mas eu respondi à mesma um "não faz mal". Olhou para trás desconfiada, dei-lhe um sorriso e voltou a varrer. Um rapaz de óculos de sol dirigia-se à entrada para o Colombo. Olhou para mim e virou-se para outro lado três vezes seguidas, mudou de direcção e foi à tabacaria. Perguntou por uma coisa qualquer, falou como se fosse superior à senhora que o atendia, gesticulou com os braços como quem enxuta uma galinha, virou-se para mim, pôs os óculos e subiu as escadas. Passou aí uma meia hora. Vi pessoas grandes, pessoas pequenas, pessoas gordas, magras, bonitas e feias, simpáticas e desagradáveis. Um senhor com ar de empresário e de gravata vermelha fez uma chamada e disse em voz alta: "'Tô, então como está? Bem dispostoooo? Olhe, queria saber se vai comprar uma caixa de perfume à mãe (...)". Nesse preciso momento um segurança de colete amarelo fluorescente cumprimentou a senhora da tabacaria e chegou uma núvem de gente, com uma pessoa no meio a acenar-me.

Estava à espera da Bel. Chegar a horas nunca foi o seu ponto forte.

3 comentários:

Anônimo disse...

o texto tá engraçado , deve ter sido de facto uma aventura diferente ... o facto de estares sentada na escada á espera de alguém e poderes observar tudo o que se passava á tua volta , quem passava , quem trabalhava ..
Tá de facto um texto engraçado ...
obrigada pelos comentários feitos ao blog

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
pi disse...

Estás a escrever cada vez melhor. Gostei muito :)